Um estudo realizado por uma faculdade de medicina italiana constatou que um copo de vinho por dia pode ajudar pacientes com câncer de mama a tolerar melhor a radioterapia e reduzir os efeitos colaterais adversos.
Segundo a pesquisa, os polifenóis encontrados no vinho podem ajudar a proteger tecidos saudáveis dos efeitos da radiação ao mesmo tempo em que combatem células cancerígenas.
Entre 2003 e 2007, foram analisadas 348 mulheres em tratamento de câncer de mama na unidade de radioterapia e tratamento paliativo da Universidade Católica de Campobasso, no sul da Itália.
O estudo mostrou que o consumo diário e moderado de vinho estava associado com uma redução de 75% de lesões na pele das mulheres em comparação com a daquelas que não consumiam a bebida. Porém, para Alessio Morganti, diretor da unidade de radioterapia, os dados têm de ser avaliados com precaução, já que se tratou de um estudo de observação.
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Um comentário:
Sempre encontramos artigos relacionando ao vinho efeitos terapêuticos. Que bom, isso nos mostra que o grande criador pensou em tudo, porém, nossa mente limitada nos faz destruir tudo e aprovetiar o mínimo de tantas coisas ricas que temos na natureza.
Postar um comentário